Visitas técnicas orientarão aeroportos e empresas aéreas sobre práticas recomendadas pela Oaci.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deu início a visitas técnicas nos principais aeroportos do país e nas empresas aéreas, para avaliar a governança, gestão e os processos de segurança cibernética dos operadores aéreos e aeroportuários.
As equipes da Anac concentrarão esforços nos aeroportos de Brasília e Galeão, no Rio de Janeiro (RJ). A Agência também fará visitas às sedes operacionais das companhias aéreas Azul, Gol e Latam, incluindo suas infraestruturas de redes de computadores nesses aeroportos.
As visitas terão caráter orientativo, a perspectiva do Regulamento Brasileiro de Aviação (RBAC) nº 107 e nº108 e suas respectivas Instruções Suplementares (ISs), que tratam sobre a Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (AVESC), além do conjunto de controles e boas práticas definidos pelo CIS Critical Security Controls (CIS Control v8). A ação reforça o compromisso da Anac em aplicar os padrões internacionais de qualidade e segurança conforme orientação da Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci) a fim de garantir um setor de aviação civil seguro e resiliente diante dos desafios do ambiente digital em constante evolução.
Segurança Cibernética
A segurança cibernética se tornou uma preocupação crescente no setor da aviação, à medida que as operações aéreas se tornam cada vez mais dependentes de sistemas digitais e conectados. É importante estabelecer medidas proativas para diminuir os riscos cibernéticos e garantir a integridade e a segurança das operações aéreas no país.
Quer conhecer outras ações da Anac sobre o tema, acesse abaixo:
https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/seguranca-cibernetica-na-aviacao-civil
Comunicação/Sineaa/2024