Chegou ao estado do RS a primeira remessa com as doações vindas de Portugal além de outras 3 toneladas de todas as partes do Brasil.
O avião solidário da Latam enviou ao RS a primeira remessa, com 300 quilos de doações vindas de Portugal e outras 3 toneladas vindas de todo o País – Foto: Angelina Guedes / Ascom MPor
Uma das primeiras ações que o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) tomou para ajudar a população do Rio Grande do Sul (RS) foi mobilizar as companhias aéreas para o transporte de doações e de ajuda humanitária.
Juntas, as companhias aéreas já transportaram mais de 254 toneladas de doações e, neste sábado (18), mais uma remessa de donativos foi enviada à população que foi fortemente afetada pelas chuvas dos últimos dias.
Um avião solidário da Latam enviou ao estado a primeira remessa, com 300 quilos de doações vindas de Portugal e outras 3 toneladas de itens de higiene, agasalhos e alimentos vindos de diversas regiões do Brasil.A força-tarefa do Governo Federal envolve diversos órgãos além do MPor, como o Itamaraty, Forças Armadas, Receita Federal, Defesa Civil, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e sociedade civil, que estão empenhados em socorrer o mais rápido possível os afetados pelas chuvas.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que os esforços do Governo Federal visam atender a população com brevidade, e que as equipes dos modais aeroviários e aeroportuários estão totalmente voltadas às ações de socorro com prioridade.
Nesta semana, outras remessas vindas do exterior serão enviadas via aérea e marítima, como de Portugal e Miami. Importante destacar ainda que a Anac concedeu isenção das tarifas aeroportuárias para os voos de ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul.
Fonte: Ministério de Portos e Aeroportos.
Comunicação/Sineaa/2024