Nova empresa pública federal será o concurso NAV Brasil Serviços de Navegação S/A, resultante da cisão da Infraero.
O primeiro concurso NAV Brasil Serviços de Navegação S/A será realizado em breve, por meio de um processo seletivo simplificado. A confirmação foi feita nesta segunda-feira, 4 de dezembro, através de documento publicado no diário oficial da União, que dá início ao processo licitatório para a escolha da banca organizadora. Cargos e vagas devem ser anunciados a qualquer momento, por meio do projeto básico da seleção. A data de publicação do edital ainda deve ser confirmada.
A escolha da banca será feita por meio de pregão eletrônico, marcado para ocorrer no próximo dia 15 de dezembro, às 9 horas. Desta forma, as empresas interessadas já podem apresentar propostas.
A NAV Brasil é uma empresa pública criada em 2019, pelo então presidente Jair Bolsonaro, por meio da lei 13.903/2019, resultante da cisão da Infraero, que administra aeroportos públicos, como o de Congonhas, em São Paulo, ficando com as receitas das tarifas de navegação aérea.
Concurso NAV Brasil: empresa já conta com quadro de pessoal definido.
Em outubro de 2021 foi publicada a portaria 12.771, da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados e Secretaria de Coordenação e Governança das empresas estatais do Ministério da Economia, que aprova o quadro próprio de pessoal da nova empresa. De acordo com o documento, a NAV Brasil deve contar com total de até 1.698 servidores. O preechimento das vagas deverá ser feito por meio da realização de concursos públicos, ainda sem data prevista.
Comunicação/MCZ/Sineaa/2023