O Ministério de Portos e Aeroportos publicou o início do processo de transferência da gestão do Aeroporto Coronel Altino Machado, em Governador Valadares.
Segundo a publicação da Portaria nº 546, no Diário Oficial da União, após o período de transição, a Infraero assumirá a administração do aeroporto. A informação também foi compartilhada por deputados e políticos com base política em Governador Valadares nesta sexta-feira (8) pelas redes sociais.
De acordo com o Ministério, a transição operacional do aeroporto, do Governo Municipal para a Infraero, terá conclusão no prazo de até 120 dias. Essa contagem começa a valer a partir da data de publicação da Portaria nº 458.
Dessa forma, a Infraero representará o Ministério nos atos de transição operacional e extinção do convênio de delegação.
Trâmites do processo No mês de outubro, o ministro Sílvio Costa Filho (Republicanos) falou sobre a situação do Aeroporto Altino Machado em Governador Valadares. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Silvio Costa fala sobre a importância do aeroporto para o município.
Em junho, o Ministério comunicou que estava dialogando com o Governo Municipal para iniciar o processo de transição da gestão do aeroporto. Na época, o prefeito de Governador Valadares, André Merlo (União Brasil), destacou que o novo projeto de ampliação do aeroporto municipal tinha o orçamento estimado em R$ 65 milhões. Enquanto no mês de agosto, o projeto de reforma e ampliação foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.Sobre as obras no aeroportoAs obras de ampliação e adaptação do Aeroporto Coronel Altino Machado tiveram início em dezembro de 2017.
Contudo o projeto inicial tinha o orçamento de R$ 35 milhões e previsão de conclusão para dezembro de 2022. Atualmente, a obra se encontra em paralisação com apenas 25% da reforma concluída.
Comunicação/Cal/Pública/2023