Projeção do futuro aeroporto de Olímpia. Imagem: SeCom

Inauguração prevista para o primeiro semestre de 2026.

Apresentado Terminal de Passageiros de novo aeroporto de R$ 100 milhões com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2026.

Nesta semana, mais um passo foi dado com relação à construção do Aeroporto Internacional do Norte Paulista em Olímpia: o projeto do seu terminal de passageiros foi apresentado. O Aeroporto será construído numa área adquirida pela Prefeitura contendo 200 hectares. Sua localização é bastante estratégica: a 20 quilômetros de Olímpia.

O acesso se dá através de diversas rotas rodoviárias: pela Rodovia Assis Chateaubriand, pela Estrada Municipal Diógenes Breda Filho e pela Vicinal Natal Breda.Na terça-feira passada, dia 26/03, o prefeito da Estância Turística de Olímpia recebeu o diretor de Operações e Serviços Técnicos da Infraero, Eduardo Gonzaga da Silva. Na ocasião, Eduardo realizou uma visita técnica para que fosse dado andamento à implantação deste novo aeroporto. Foi apresentado o projeto do terminal de passageiros com detalhes.

O tema discutido com o município refere-se ao atendimento à demanda e ao aproveitamento mais eficaz da área.O prefeito Fernando Cunha afirma que esta planta apresentada concede ao aeroporto um alto padrão de qualidade, tanto para voos nacionais, como para voos internacionais. Marcelo Negro, secretário de Relações Institucionais, também esteve presente na reunião.Mas o que o projeto apresenta? Ele apresenta toda a estrutura prevista:

Acessos

Check-in

Salas de embarque e desembarque para voos nacionais e internacionais

Imigração

Área de revista

Banheiros

Alfândega

Praça de alimentação

Área comercial

Espaços técnicos e de circulação

Sala de receptivo turístico, além de outros serviços.

Será um total de 6,2 mil metros de construção.

Foi a primeira vez que o diretor de Operações e Serviços Técnicos da Infraero, Eduardo Gonzaga da Silva, visitou a área. Ele aproveitou para conhecer a cidade, incluindo seus principais pontos turísticos e de desenvolvimento. Ele visitou também a área em que será construído o aeroporto e que já encontra-se regularizada. Eduardo comprometeu-se a propiciar a visita à cidade do Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O Aeroporto Internacional do Norte Paulista em Olímpia representará um divisor de águas no que diz respeito ao futuro desenvolvimento de toda a região, quanto ao transporte de passageiros e à infraestrutura logística.

O aporte que a Infraero, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, fará virá do orçamento da União e é do montante de R$ 104 milhões. É esperado que o aeroporto comece a ser construído ainda este ano e que sua inauguração aconteça no primeiro semestre de 2026.

O Aeroporto contará com uma pista de 2.100 metros de extensão por 45 metros de largura, podendo ser expandida para até 2.500 metros. Estima-se que sua capacidade será a de atender 1 milhão de passageiros por ano, sendo capaz de receber grandes aeronaves de carga. Contará ainda com um pátio de aeronaves de 200 metros que poderá taxiar, simultaneamente, até 6 aeronaves tipo Boeing ou Airbus. Certamente todo este investimento atrairá cada vez mais turistas à região de Olímpia, assim como trará grande desenvolvimento para a região.

Comunicação/MCZ/Sineaa/2024

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

9 − cinco =

Hsites, Especializados em Web para a área Médica

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?